Quais as diferenças entre as luvas para procedimentos e cirúrgicas?

Você sabia que no ambiente hospitalar existem dois tipos de luvas descartáveis e que elas são escolhidas de acordo com o tipo de aplicação?

Neste artigo iremos te explicar quais são as diferenças entre as luvas descartáveis para procedimentos e as luvas cirúrgicas, além dos benefícios e aplicações de cada uma delas.

Para ficar por dentro desse tema, continue lendo esse artigo e aprenda com a Sanro!

O que são luvas de proteção

As luvas médicas são Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), previstos nas Normas Regulamentadoras da Anvisa e do ministério do trabalho, que promovem a proteção de profissionais e pacientes contra a propagação de patologias. Essa proteção faz parte de uma estratégia de segurança que atende desde procedimentos não invasivos à cirurgias complexas.

Este tipo de equipamento costuma ser descartável ​​e são divididas entre luvas para procedimentos e luvas cirúrgicas. Apesar de semelhantes, essas duas luvas têm muitas distinções entre si e nós apresentaremos as principais diferenças entre elas a seguir:

Quais os tipos de luvas de proteção para o ambiente hospitalar?

As luvas médicas devem ser usadas quando suas mãos não puderem tocar os fluidos corporais de outra pessoa (como sangue, secreções respiratórias, urina etc) e quando forem manipular certos materiais perigosos ou potencialmente contaminados.

Luvas para Procedimentos

Normalmente são usadas em hospitais, clínicas e consultórios odontológicos e outros centros de atendimento para apoiar exames físicos não invasivos, ajudando a prevenir a contaminação cruzada entre cuidadores e pacientes.

Luvas para procedimentos são feitas de polímeros diferentes, podendo ser fabricadas em látex natural ou em borracha nitrílica. Geralmente são ambidestras, não são estéreis e podem ser lubrificadas internamento com pó ou com polímero (luvas sem pó)    

Luvas Cirúrgicas

Luvas cirúrgicas são necessárias durante procedimentos cirúrgicos, geralmente invasivos, em ambiente estéril para prevenir possível transmissão de doenças entre cirurgiões e pacientes. Luvas cirúrgicas são anatômicas, estéreis e, mais ajustadas às mãos para maior precisão e sensibilidade.

Diferenças no material

Profissionais de saúde em geral usam luvas descartáveis ​​para construir uma barreira de proteção entre eles e o paciente. As luvas podem ser estéreis, ou não estéreis, e a matéria prima para a fabricação pode ser o látex natural ou a borracha sintética.

Qual aplicação para cada tipo de luva?

As luvas médicas descartáveis ​​são categorizadas de acordo com o uso pretendido. Por isso, as luvas para procedimentos são destinadas ao trato diário do paciente. Isso significa que são amplamente usados por enfermeiros, em laboratórios, durante a anamnese médica, entre outros, em procedimentos não invasivos.

Já as luvas cirúrgicas são esterilizadas para garantir a assepsia durante procedimentos invasivos. Como a linha de trabalho de cirurgiões muitas vezes envolve o contato com cortes abertos, eles devem usar luvas descartáveis ​​esterilizadas para minimizar os riscos de contaminação e propagação de doenças.

O que você deve saber antes de usar luvas médicas

  • Lave as mãos antes de calçar luvas esterilizadas;
  • Certifique-se de que suas luvas são compatíveis com o tamanho das suas mãos;
  • Algumas pessoas são alérgicas ao látex. Se for o seu caso, escolha uma luva nitrílica;
  • Se for usar luvas estéreis, redobre o cuidado com o calçamento para não contaminá-las;
  • Nunca, em hipótese alguma, reutilize luvas médicas descartáveis;
  • Não compartilhe seus EPI’s;
  • Depois de retirar as luvas, lave bem as mãos com água e sabão ou aplique álcool em gel.

Conclusão

As luvas de proteção descartáveis são indispensáveis numa rotina hospitalar/médica. No entanto, saber qual o melhor modelo para cada aplicação é fundamental para minimizar riscos e criar um ambiente de trabalho seguro.

A Sanro possui uma linha completa de luvas médicas descartáveis para aplicação em procedimentos ou cirurgias. Para saber mais sobre os nossos modelos, clique aqui e confira o nosso site de luvas médicas.

Este artigo te ajudou? Então, nos siga no Instagram, Facebook e no LinkedIn para receber mais informações sobre a proteção e utilização das luvas em nossas redes sociais.

(11) 4713.5000

Contato

comercial




    Catálogo Completo