Tudo sobre as luvas de látex nitrílico

O látex nitrílico é uma matéria prima comum na fabricação de Equipamentos de Proteção Individual, especialmente para a área das mãos. Mas o que exatamente ele é e por que está presente em tantos modelos de luvas?

Neste artigo, você aprenderá porque as luvas de látex nitrílico são tão procuradas e quais benefícios esse material traz na hora de cuidar da sua segurança.

Quer saber mais? Então, continue lendo este artigo e aprenda com a Sanro.

O que é uma luva de látex nitrílico ?

As luvas de látex nitrílico são luvas de proteção confeccionadas a partir de uma borracha sintética conhecida como borracha de acrilonitrila butadieno ou borracha nitrílica (NBR). Elas têm características diferenciadas em relação às luvas de látex natural, com a vantagem de serem hipoalergênicas, além de possuírem alta resistência química e mecânica. 

O que torna o látex nitrílico tão bom?

O látex nitrílico é três vezes mais resistente a perfurações do que o látex natural e isso ajuda a prevenir contaminações e acidentes domésticos ou de trabalho. Por esse motivo, a indústria química e petroquímica, farmacêutica, mecânica, alimentícia, de saneamento básico e a agroindústria são os setores que mais utilizam as luvas de látex sintético, principalmente pela resistência química superior desse material.

Profissionais de todo o mundo começaram a usar luvas de látex nitrílico por causa da:

  • Alta resistência à furos;
  • Baixas taxas de reação alérgica;
  • Alta resistência ao calor;
  • Grande resistência química;
  • Ajuste confortável.

A resistência superior torna essas luvas ideais para serem usadas mais de uma vez. Por isso, atualmente existem luvas de látex nitrílico descartáveis e reutilizáveis.

Uma escolha segura para alérgicos ao látex

A alergia ao látex é uma das desvantagens mais sérias que as luvas confeccionadas em látex natural podem oferecer. Os sintomas relacionados à sensibilidade desta proteína variam desde erupções cutâneas leves a choque anafilático que, em alguns casos, pode ser fatal.

Por este motivo, o látex nitrílico protege não apenas quem está calçando as luvas, mas também quem tem contato com qualquer pessoa que esteja usando-as. Em outras palavras, mesmo que o usuário não seja alérgico ao látex, a proteína deste material pode causar uma reação alérgica a qualquer pessoa que seja tocada por ela. Desta forma, o látex sintético, sendo uma borracha sintética e não contendo látex, é uma alternativa ideal para a proteção de pessoas alérgicas e potencialmente alérgicas.

Além de serem hipoalergênicas, as luvas Sanro Nitri têm calçamento fácil e um encaixe justo e confortável, tornando mais fácil e agradável trabalhar com elas por longos períodos. O acabamento antiderrapante na palma da luva oferece aderência firme, mesmo quando ela fique molhada. Isso as torna uma escolha muito segura para profissionais que precisam de maleabilidade sem abrir mão da precisão.

Vantagens das luvas de látex nitrílico

Maior resistência química

As luvas confeccionadas em látex nitrílico oferecem maior resistência química do que todas as outras matérias-primas. Elas são recomendadas para ambientes de trabalho de alto risco, principalmente onde produtos químicos agressivos estão presentes. Elas também protegem contra produtos químicos corrosivos que não podem ser isolados pelas luvas de látex ou de vinil.

Maior resistência a rasgos e furos

As luvas de látex nitrílico possuem grande resistência contra rasgos e perfurações. Afinal, esse material é em torno de 3 vezes mais resistente à perfuração do que o látex natural. Por esse motivo, a borracha nitrílica é um dos materiais preferidos para a fabricação de luvas descartáveis, como as luvas Sanro Médica, e para luvas reutilizáveis, como a linha Nitri.

São hipoalergênicas

Como já dissemos, a principal razão para as luvas de látex nitrílico serem mais populares do que as luvas de látex natural é o baixo risco de reações alérgicas. Isso significa que muitas pessoas passaram a adotar as luvas de látex nitrílico para prevenir reações alérgicas. O látex nitrílico é 100% livre de látex, portanto, muito seguro e saudável para uso, principalmente quando é necessário lidar diretamente com o público.

Ajuste confortável e seguro

Luvas de látex nitrílico se encaixam perfeitamente nas mãos. Elas se adaptam ao formato da sua mão garantindo ajuste confortável e seguro. Embora as luvas de látex natural sejam mais elásticas, as luvas de látex sintético são mais modernas e consideradas igualmente firmes e confortáveis à sua versão natural.

Maior resistência ao atrito

Luvas de látex nitrílico oferecem grande resistência ao atrito. Isso significa que você pode usá-las em atividades de alto contato sem se preocupar em rasgá-las durante o calçamento.

Aplicação Versátil

As luvas de látex nitrílico são recomendadas para diferentes setores. Os mais conhecidos são nas áreas médicas, de dentistas, esteticistas, tatuadores, médicos veterinários, trabalhadores da indústria química, petroquímica, farmacêutica, alimentícia, de saneamento básico, para tratamento de metais galvanizados, agroindústria, entre outros.

Totalmente impermeável

O látex nitrílico é à prova d’água, à prova de graxa, à prova de óleo e, o mais importante, resistente a produtos químicos e a outra variedade de substâncias. Por isso, são consideradas totalmente impermeáveis para isolar a superfície das mãos.

Vida útil mais longa

O látex nitrílico é um material muito forte e resistente. Por isso, é utilizado para fabricar luvas de alta qualidade e com maior durabilidade. No entanto, como qualquer produto natural, esse tipo de luva também se degradam eventualmente. Sendo assim, para garantir que suas luvas funcionem com eficiência, é preciso descobrir qual é o momento certo para trocá-las.

Conclusão

Agora que você conhece todas as vantagens da luva de látex nitrílico, ficou fácil descobrir porque ela é tão usada, principalmente em EPI’s para atender as Normas Regulamentadoras, não é?

A Sanro fornece uma ampla variedade de luvas descartáveis e reutilizáveis ​​em látex sintético e látex natural. Para saber mais sobre essas luvas e como elas podem ajudar, acesse o nosso catálogo de luvas e não deixe de nos acompanhar no Facebook, no Instagram e no LinkedIn para ficar por dentro das novidades Sanro.

(11) 4713.5000

Contato

comercial




    Catálogo Completo