Qual o momento certo para trocar as luvas?

As luvas desempenham um papel essencial na proteção das mãos. Quando usadas ​​da maneira certa, elas podem prevenir acidentes elétricos, térmicos, químicos, biológicos, perfurantes e cortantes. No entanto, para que a proteção das luvas seja realmente eficaz, é preciso que elas estejam em boas condições e que as características de proteção sejam preservadas.

Por isso, para te ajudar a descobrir qual é o momento certo de trocar as luvas de proteção, criamos este artigo que te ensinar a analisar quais aspectos que devem ser levados em conta na hora de saber se o tempo de vida útil das suas luvas acabou.

Quais sinais indicam estar na hora de trocar as luvas?

Primeiramente, é preciso trocar as luvas assim que elas apresentarem sinais de desgaste. O período de troca pode variar dependendo da aplicação, frequência de utilização, forma de higienização e armazenamento.

No entanto, algumas características podem ser fortes indícios de que o prazo para trocar as luvas chegou. Por isso, se você está em dúvida se a hora de aposentar as suas luvas chegou, leve em consideração os destaques abaixo e troque a sua luva caso:

As áreas de contato das luvas começam a afinar

Algumas partes das luvas costumam sofrer mais atritos que as outras, como é o caso da ponta dos dedos e da palma da mão. Sendo assim, é importante estar sempre atento ao desgaste da borracha nestas regiões e fazer a troca deste equipamento assim que perceber o afinamento ou a degradação da mesma.

Furos e rasgos que comprometem a barreira de proteção

A função principal da luva é criar uma barreira de isolamento para as mãos. Por isso, se surgirem furos ou rasgos na superfície da luva, significa que chegou a hora de trocá-las.

Além de comprometer a integridade das luvas, os furos e rasgos colocam a segurança das mãos em risco ao possibilitar o contato de agentes perigosos, como é o caso dos produtos químicos, diretamente à pele.

Data de validade das luvas vencida

As luvas também possuem prazo de validade. Por isso, é muito importante estar atento ao prazo de validade. O uso após o vencimento interfere diretamente na capacidade do material em oferecer segurança para quem o utiliza.

A data limite para o uso seguro costuma estar na parte externa da embalagem, mas, em geral, luvas em látex tem a validade média de 2 anos, a partir da data de fabricação. Já as luvas nitrílicas têm esse período aumentado para 5 anos de validade.

Ataque químico que a torne inutilizável

Cada luva tem uma aplicação específica. Algumas possuem uma variedade maior de produtos químicos contra os quais elas resistem  e outras, não. Por isso, é imprescindível utilizá-las nas aplicações as quais elas são indicadas. Caso contrário, as luvas correm o risco de serem danificadas e terem sua durabilidade reduzida, além de perderem a capacidade de proteção para as mãos.

É preciso descartar luvas com o C.A vencido?

Certificado de Aprovação (C.A) é uma liberação emitida pelo Ministério do Trabalho que certifica que as luvas, ou qualquer outro EPI, foi testado, aprovado e registrado junto ao MTE garantindo a segurança e eficiência dos equipamentos.

O C.A também possui validade, mas o vencimento do prazo de validade não implica na inutilização das luvas. A data do C.A serve apenas como controle para a venda dos EPIs. Ou seja, para venda do produto, é necessário que o C.A esteja dentro do prazo de validade. Já para o uso, deve-se seguir a data de validade impressa no produto, independente do prazo do C.A.

4 dicas para fazer as luvas durarem mais

1.   As luvas são de uso pessoal. Não a compartilhe

Compartilhar as luvas de proteção pode parecer uma ação inocente, mas a prática traz sérios riscos à segurança das suas mãos. Compartilhar as luvas com outras pessoas pode acelerar o desgaste do material e o uso inadequado feito por terceiros pode comprometer a integridade de proteção. Por este motivo, lembre-se: sua luva é sua e seu uso deve ser exclusivo, combinado?

2.   Faça inspeções periódicas nas luvas

Inspeções regulares são necessárias para verificar se as luvas de proteção estão em boas condições de uso. Caso o equipamento apresente rasgos, furos, desgaste ou qualquer outro dano que comprometa as características do produto, faça a substituição imediatamente.

3.   Lave as luvas para limpá-los dos resíduos

As luvas reutilizáveis precisam ser higienizadas. Para evitar a proliferação de fungos e manter a conservação em dia, é indicado realizar uma lavagem, por dentro e por fora, com sabão neutro após o uso. Depois de higienizadas, é importante pendurar as luvas pelos dedos e deixar que ela seque à sombra para que a água possa ser eliminada e o equipamento fique limpo e bem seco.

4.   Cuide da forma de armazenamento

Não é apenas a higienização que aumenta o tempo de vida útil de uma luva – a forma como ela é armazenada, também! Após usá-la e higienizá-la, guarde as luvas num local seco, arejado, longe de fontes de calor e de raios UV.

Desta forma, você amplia a durabilidade das luvas e garante que a sua barreira de proteção continuará em dia para cuidar da segurança das suas mãos.

Conclusão

Agora que você aprendeu quais características precisa observar na hora de trocar as luvas, queremos te dizer que as Luvas Sanro possuem maior durabilidade, entre as luvas disponíveis do mercado. Essa característica é resultado do uso de matéria prima de excelência e tecnologia de ponta envolvida em todo o processo de fabricação das luvas de proteção. E se você deseja conhecer a nossa linha de produtos, clique aqui e acesse agora o nosso portfólio.

Este artigo te ajudou? Então, nos siga no Facebook e no LinkedIn para receber mais informações sobre a proteção e utilização das luvas em nossas redes sociais.

(11) 4713.5000

Contato

comercial




    Catálogo Completo