Por que implementar o Diálogo Diário de Segurança (DDS) na sua empresa?

Sem o comprometimento da administração com a segurança, uma empresa não pode alcançar os melhores resultados na prevenção de acidentes, por isso, é importante que as empresas apliquem o DDS.

Você já se perguntou: “O que eu posso fazer para melhorar a cultura de segurança da minha empresa?”. A resposta pode estar no Diálogo Diário de Segurança (DDS).

A maioria das pessoas conhece as regras gerais de segurança no trabalho. No entanto, a conscientização sobre segurança vai muito além de pôsteres passivos e sessões de treinamento ocasionais. E é por esse motivo que o DDS é tão importante para tornar seus funcionários comprometidos com a segurança.

Neste artigo iremos te apresentar o DDS e ensinar algumas dicas para implementá-lo na sua empresa. Se você ficou curioso, continue lendo este conteúdo e aprenda com a Sanro.

O que é o DDS?

Uma das falhas de segurança mais comuns no ambiente empresarial é a falta de envolvimento entre gestores e funcionários. Não é difícil encontrar lideranças que dizem apoiar as iniciativas de segurança por trás de um computador, mas não conseguem obter o valor da interação pessoal com os funcionários em um contexto de segurança.

O resultado é que os trabalhadores desenvolvem falta de confiança e frustração no compromisso da administração com a segurança e passam a cometer mais erros que podem colocar a saúde e o bem-estar de todos em risco.

O Diálogo Diário de Segurança ou DDS funciona como uma pequena reunião diária com objetivo de discutir a segurança no ambiente de trabalho. O propósito de uma DDS é trazer a segurança para o primeiro plano para criar consciência ou encorajar a participação de gestores e funcionários.

As reuniões de Diálogo Diário de Segurança são a oportunidade de agregar valor e impacto ao programa de segurança que, muitas vezes, não é forte o suficiente dentro da sua empresa. Como essas reuniões acontecem presencialmente com funcionários ou líderes, você tem um público que pode fornecer feedbacks, contribuições ou de outra forma mostrar que entendem seu papel no programa de segurança no trabalho.

Qual o principal objetivo de um DDS?

O objetivo de um DDS é fazer com que a discussão sobre segurança faça parte da jornada de trabalho. Ao formalizar um compromisso diário para conversar sobre segurança, gestores e trabalhadores passam a compreender melhor as exigências e necessidades que fazem algumas medidas de segurança serem indispensáveis.

Nela, gestores e funcionários falam e escutam para trocar experiências, pontos de vista e contribuições para elaborarem, em conjunto, novas formas de tornar o ambiente de trabalho mais seguro para todos. Um exemplo de assuntos a serem abordados nas DDS é a importância de seguir as Normas Reguladoras (NR’s) ou até mesmo ensinar a como descobrir se é o momento certo para trocar os EPIs.

Como implementar o DDS ?

As DDS podem ser diferentes para cada empresa, mas aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a implementá-lo em sua empresa.

Defina local e horário das conversas

O primeiro passo é formalizar horário e local recorrente para a reunião de DDS. Para isso, disponibilize um comunicado informando ao seu departamento sobre esses encontros. Lembre-se de explicar a importância e o objetivo dessa nova atividade, além das vantagens que ela trará à sua empresa a médio prazo.

Compartilhe os temas com antecedência

Crie uma ata com os temas a serem abordados em cada encontro e compartilhe-as com os funcionários. Esta prática ajuda no controle do gestor, além de proporcionar aos trabalhadores a oportunidade de pensarem em como podem contribuir com os temas que serão abordados.

Tenha uma lista de presença

Se suas reuniões forem pequenas, observe quem está presente e passe uma lista de chamada. Para reuniões maiores, você pode considerar a inscrição de funcionários para saber quem participou da reunião. Isso é útil para responsabilizar e saber quem não recebeu as informações que você apresentou.

Utilize recursos visuais

Você não precisa montar uma apresentação de PowerPoint inteira para realizar o DDS, no entanto, os recursos visuais são muito importantes nesses encontros. Além de proporcionar uma melhor visualização das suas ideias e propostas, o uso de recursos visuais prende a atenção e faz com que a conversa sobre segurança seja mais efetiva.

Por isso, considere fornecer aos trabalhadores uma cópia impressa do esboço de seu tópico ou outras informações relacionadas para ilustrar seu ponto de vista.

Explique os próximos passos

Encerre sua reunião de DDS com instruções específicas sobre o que fazer a seguir. Você quer que eles respondam a um questionário ou treinamento? Ou que eles definam ma meta? Deseja que os funcionários voltem para suas estações e façam uma varredura de segurança ou procurem por perigos?

A eficácia de sua reunião de segurança não reside no que você fala – é sobre o que acontece a seguir. Dê ao seu público algo para tirar da reunião que irá adicionar impacto às suas palavras.

Forneça um plano de acompanhamento

Além de fornecer as próximas etapas, você deve ter o cuidado de acompanhar e garantir que as próximas etapas foram concluídas. Isso pode assumir a forma de outra reunião de segurança para obter feedback da reunião inicial. Confira se o treinamento foi positivo ou se outros objetivos foram alcançados.

Seja qual for sua escolha, certifique-se de compartilhar todos os detalhes de acompanhamento com os participantes da reunião. Isso pode ajudá-los a perceber a importância da reunião e como sua participação influenciou o resultado.

Conclusão

As conversas sobre segurança podem ir em muitas direções diferentes, mas o objetivo final é melhorar os resultados com a segurança da sua empresa e fazer dessa preocupação uma cultura de trabalho.

Seguindo essas etapas simples que apresentamos você pode incentivar e facilitar conversas produtivas e colaborativas sobre segurança que realmente levam nossa cultura de segurança para o próximo nível.

Gostou desse conteúdo? Então, nos siga no Instagram, no Facebook e no LinkedIn para receber mais informações sobre a proteção e utilização das luvas em nossas redes sociais.

(11) 4713.5000

Contato

comercial




    Catálogo Completo