Conheça os principais EPIs para eletricistas

Os profissionais que trabalham com redes  elétricas enfrentam riscos diários em seu ofício. No entanto, é possível reduzir as chances de acidentes ao usar adequadamente os EPIs para eletricistas. A proteção para esses profissionais é assegurada inclusive por Normas Regulamentadoras, como a NR 10.2.9.1, que cita:

“Nos trabalhos em instalações elétricas, quando as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou insuficientes para controlar os riscos, devem ser adotados equipamentos de proteção individual específicos e adequados às atividades desenvolvidas, em atendimento ao disposto na NR 6.”

Os EPIs para eletricistas protegem os trabalhadores contra choques e arco elétricos, além de prevenir, as consequências indiretas tais como, quedas, impactos, calor , explosões de origem elétrica, entre outros.

A seguir, iremos explicar detalhadamente quais são os principais EPIs usados em áreas eletrificadas e suas características. Por isso, continue acompanhando este artigo e fique informado.

Acidentes elétricos e o ambiente de trabalho

Embora a consciência sobre os riscos no ambiente de trabalho tenha aumentado nos últimos anos, o número de acidentes envolvendo o manuseio de materiais eletrificados continua crescendo. De acordo com os dados de um levantamento feito pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL), em 2019, 56% do total de acidentes de origem elétrica foram provocados por choques elétricos, com um total de 909 registros, sendo 697 fatais.

Os dados são preocupantes, o mais assustador ainda é saber que boa parte deles poderiam ser evitados com o uso correto dos EPIs para áreas elétricas. Riscos elétricos são evitáveis mas, infelizmente, muitos trabalhadores não estão cientes dos perigos potenciais presentes em seu local de trabalho. Essa falta de consciência os torna mais vulneráveis ​​a choques elétricos e eletrocussão.

Hoje existem diversos EPIs para eletricistas e para te ajudar a conhecer quais são os principais deles, listamos abaixo os quatro equipamentos mais utilizados para o trabalho em áreas elétricas.

Principais EPIs para eletricistas

O maior risco para um eletricista é entrar em contato com a eletricidade. Por ser uma força, a eletricidade não pode ser vista, nem ouvida e essa característica aumenta a dificuldade de calcular riscos. Por isso, itens como luvas isolantes, calçados de segurança, capacete e óculos de proteção são algumas das categorias mais importantes para prevenir choques elétricos que você deve considerar. Confira as características de cada um desses EPIs abaixo.

Calçado de segurança

Os calçados de segurança são itens obrigatórios para proteger profissionais eletricistas. Eles criam uma barreira de proteção contra a entrada de correntes elétricas pelos pés. Por possuir revestimento de materiais não condutores de energia, geralmente de borracha, nenhuma carga elétrica consegue passar pelo corpo, evitando choques elétricos e a eletrocussão.

Capacete

O capacete é projetado para proteger a cabeça contra a queda de objetos e a lateral da cabeça, olhos e pescoço de quaisquer impactos indesejáveis, batidas, arranhões e exposição elétrica, entre outros. Por isso, usar um capacete de segurança é um requisito obrigatório que deve ser seguido por todos os eletricistas, principalmente aqueles que trabalham em altura, mexendo em postes e fiações suspensas.

Óculos

É extremamente importante proteger os olhos, seja contra a poeira ou os detritos voadores que podem surgir durante o trabalho do eletricista. A poeira e os resíduos nos olhos são muito desconfortáveis e podem prejudicar a visão colocando o trabalhador em risco de tocar ou pisar em áreas perigosas.

Para quem usa óculos com lente corretiva, os óculos de proteção para sobrepor são uma ótima alternativa para garantir a segurança sem abrir mão da qualidade da visão.

Uniforme anti-chamas

As roupas anti-chamas são EPIs fundamentais para um trabalho seguro e eficiente. Através delas conseguimos isolar o contato da chama gerada por uma descarga elétrica e ou por um arco de elétrico e minimizar acidentes graves e até fatais para a saúde do eletricista.

Hoje existem modelos que atendem as normas da NR10 risco 2, 3 e 4.

Luvas isolantes

As mãos são as principais ferramentas de trabalho dos eletricistas, mas também são a porta de entrada para os acidentes de trabalho. São por elas que as correntes elétricas costumam entrar no corpo quando há um acidente elétrico, por isso, é tão importante protegê-las com luvas isolantes!

As luvas ELSA® tornam o trabalho dos eletricistas mais seguros ao evitar  os riscos de choques elétricos. As Luvas Isolantes Classe 00 e Luvas Isolantes Classe 0 são projetadas para oferecer mais conforto e maleabilidade, além de maior resistência mecânica. São hipoalérgicas e tem um processo de produção muito mais limpo para o meio ambiente.

Conclusão

Esperamos que você tenha aprendido com o nosso conteúdo o tamanho da importância que os EPIs representam para proteção da saúde e do bem-estar de trabalhadores eletricistas. O objetivo deste artigo é garantir que o trabalho em áreas eletrificadas possa ser seguro quando são usados os equipamentos de proteção individuais corretos.

Uma parte importante disso é ter luvas isolantes de boa qualidade e procedência, por isso, para evitar acidentes aposte nas luvas ELSA®! A ELSA® é a luva isolante líder de vendas no mercado de EPIs para proteção contra riscos elétricos. Seu processo de fabricação segue rígidos padrões de qualidade que conferem  propriedades dielétricas, resistência física, flexibilidade e durabilidade por mais de 5 anos, comprovadas em testes internacionais.

Se você gostou desse artigo e quer receber mais materiais como esse? Então, nos siga no Facebook, no Instagram e no LinkedIn e não se esqueça de continuar acompanhando o nosso blog para receber mais informações sobre luvas e os seus mais diversos tipos de aplicação.

(11) 4713.5000

Contato

comercial




    Catálogo Completo