Selo eureciclo: a nova parceria da Luvas Sanro

Sustentabilidade é um assunto que sempre esteve presente no dia a dia da Luvas Sanro. Desde o início do processo de produção até a comercialização de nossos produtos, nos preocupamos com o meio ambiente. Foi isso que nos motivou a dar mais um passo em busca de um mundo melhor: a parceria com o selo eureciclo.

A quantidade de embalagens em todos os setores aumentou consideravelmente em todo o mundo. Com isso, a preocupação com a reciclagem também foi intensificada, visto que essa é uma ação que visa um futuro mais sustentável, com otimismo e esperança.

Você já notou que algumas embalagens de diversos produtos agora possuem o selo eureciclo? Para entender melhor sobre a parceria da Luvas Sanro com esse selo e o seu impacto ambiental, continue a leitura!

O que é o Selo eureciclo?

O selo eureciclo foi idealizado pela empresa de tecnologia New Hope Ecotech e desenvolvido pela faculdade Kellogg School of Management, nos EUA.

A empresa privada tem como missão construir um mundo mais sustentável por meio da reciclagem. Seu principal objetivo é elevar a taxa de reciclagem no Brasil, que atualmente gira em torno de 3%. Portanto, a meta é que o número chegue a 34% até 2023, progredindo para 40% até 2027 e 45% até 2031.

Com uma tecnologia que rastreia os resíduos pós-consumo, e iniciativa se consolida como uma solução para as empresas que necessitam cumprir a legislação da logística reversa de embalagens.

O selo eureciclo faz a compensação das embalagens utilizadas pelas empresas e recicla o equivalente a 22%, 50% ou 100%.

Além disso, o selo também certifica que o investimento feito pelas empresas parceiras seja destinado ao desenvolvimento da cadeia de reciclagem. Formalizando e valorizando o trabalho de pessoas e empresas do setor de reciclagem.

Entenda a logística reversa prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi publicada em 2010 e tem como objetivo engajar o setor privado, poder público e sociedade civil sobre o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos.

Apesar de já existir há mais de 10 anos, a lei ainda causa muitas dúvidas sobre sua aplicação e penalizações sobre o não cumprimento.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a logística reversa é um dos principais instrumentos para a coleta e restituição dos resíduos sólidos para o setor empresarial. Em outras palavras, os resíduos voltam ao mesmo processo ou em outros ciclos produtivos. Vale destacar que essa ação contribui com o desenvolvimento social e econômico do país.  

E como funciona a aplicação da logística reversa como cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos?

O Decreto Federal 9.177/2017 prevê que as empresas compensem pelo menos 22% de resíduos sólidos equivalentes à quantidade que foi gerada e colocada no mercado, por meio da reciclagem de outra embalagem do mesmo material. Contudo, cada estado possui suas formas de aplicação da logística reversa.

O fato é que certificações como o selo eureciclo garante a comprovação do cumprimento da legislação. E com isso, gera um grande impacto ambiental que você entenderá melhor a seguir.

Qual o Impacto Ambiental do selo eureciclo?

O cumprimento da logística reversa com o incentivo à destinação correta de resíduos garante importantes benefícios para o meio ambiente e sociedade.

Na natureza, essa ação aumenta a vida útil dos aterros sanitários, descentraliza a gestão de resíduos, favorece o uso consciente dos recursos naturais e fomenta a educação e conscientização ambiental de todos os envolvidos, desde fornecedores de matérias-primas, produtores, funcionários até o consumidor final.

Dessa forma, as empresas que investem no selo eureciclo também destinam uma renda à cadeia de reciclagem, que investe em recursos e cria incentivos às cooperativas e operadores que muitas vezes não são remunerados e nem valorizados. Sendo assim, os investimentos servem para o aumento da capacidade, compra de equipamentos, veículos, contratação de mais colaboradores, salários melhores e melhorias nas instalações.

Com isso, a médio e longo prazo, a tendência é de que o setor e a taxa de reciclagem no país aumentem.

A importância da parceria da Luvas Sanro e selo eureciclo

Buscar por inovações e tecnologias para oferecer o que há de melhor sempre foi intrínseco à essência da Sanro. E não seria diferente quando o assunto é responsabilidade ambiental, afinal, pensar em no futuro sustentável é uma urgência de todos os setores.

Por isso, através do selo eureciclo, certificamos de que a compensação ambiental de nossas embalagens está sendo feita de maneira correta. Além disso, reafirmamos o nosso compromisso com a cadeia da reciclagem, garantindo o destino correto dos resíduos sólidos de nossos produtos e ajudando elevar as taxas de reciclagem no Brasil.

Por fim, mais do que o cumprimento da lei, queremos conscientizar nossos consumidores sobre a preocupação com o movimento por um mundo mais sustentável.

Assim como toda ação gera uma reação, queremos gerar um impacto socioambiental positivo em todo o país. Firmar essa parceria com certeza é uma das inúmeras ações para mudarmos o mundo juntos!

Saiba mais sobre o selo eureciclo

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades da Luvas Sanro.

Fale conosco pelos nossos canais de atendimento.

(11) 4713.5000

Contato

comercial




    Catálogo Completo